portal-cad

E- Machine 1.1

Olá pessoal, como devem ter percebido faz algum tempo que não vos escrevo com frequência. Como todos sabem nosso dia a dia, ainda muito corrido. Novos projetos, novas situações inesperadas, nos priva de alguns hobbys importantes.

Mais voltando aos nossos artigos como de costume, hoje quero lhe apresentar um software que conheci ainda no site “Fabrica de projeto” e que por acaso estes dias o desenvolvedor do mesmo entrou em contato comigo. O software desenvolvido pelo Engº. Moacyr Angeli Júnior, para o cálculo e dimensionamento de engrenagens, cilíndricas, retas, cônicas, paralelas e helicoidais.

2014-09-08 07-54-54

Trata-se de apenas um executável (não é necessário instalar), não utiliza banco de dados (salva arquivo em formatos próprios. ecdr, .ecdh e .ecodr). Segue abaixo resumo das funcionalidades:

* Dimensiona engrenagens cilíndricas de dentes retos quanto à resistência do dente e desgaste (geometria);

* Dimensiona engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais quanto à resistência do dente e desgaste (geometria);

* Dimensiona engrenagens cônicas de dentes retos quanto à resistência do dente e desgaste (geometria);

2014-09-08 07-55-11

* Fornece duas possibilidades para o dimensionamento do par de engrenagens, uma fixando o diâmetro e aumentando a largura e outra fixando a largura e alterando-se o diâmetro), para atender aos vários casos onde o volume total do engrenamento é crítico (limitações radiais e axiais);

* Fornece relatório para fabricação do par;

* Salva os arquivos dos projetos, não sendo necessário preencher os campos novamente;

* Possui interface fácil de utilizar e tem um sistema de verificação de erros de digitação para números (ex.: tem que digitar 1.000, o programa não aceita 1,000 ou sequências aleatórias 3121654654);

* Tem uma lógica para dimensionar tanto em função da relação de transmissão final ou até mesmo redimensionar um par existente, sendo possível trabalhar na correção da relação de transmissão final por meio da alteração do número de dentes do pinhão / coroa (útil para repotencialização de redutores);

* Possui uma lógica apurada para garantir a relação de transmissão alvo, aliando à fabricação de pares de engrenagens com o menor número de dentes possível. Por exemplo, quando entra-se com o número de dentes do pinhão e a relação de transmissão, na maioria das vezes o número de dentes da coroa é fruto de um arredondamento para maior. Esse arredondamento acarreta um erro, que incidirá como uma diferença na relação de transmissão setada x relação real. Para isso, o E-Machine possui um controle deslizante que automaticamente recalcula a relação de transmissão real e fornece o erro percentual. Uma otimização pode ser feita então, selecionando o menor número de dentes possível para uma relação de transmissão com erro dentro das margens estabelecidas pelo projetista.

2014-09-08 07-55-41

Ao executar o programa, ele roda por 15 dias. Nesse período, não mude a data do sistema do Windows, pois ele tem um sistema de bloqueio caso haja tentativa de postergar o limite de utilização. 

Você ainda pode testar o programa por 15 dias como comentei anteriormente. Para isso basta fazer o download abaixo e executá- lo.

download

Quem desejar adquirir este maravilhoso software, basta entrar em "Registro" e em seguida mandar um e-mail para o desenvolvedor que ele entrará em contato o mais breve possível.

2014-09-08 07-56-28

 

Até mais!

Cursos EaDs - Feedback 1

Olá pessoal,

Quero voltar a falar sobre os cursos EaDs do Brasil, voltados a tecnologia CAD.

ead-faca-a-diferenca

 Ontem (24/07) realizei um curso sobre SolidWorks Electrical 2D da empresa IST Sistemas. Lembrando a todos que isso não se trata de ação comercial (detesto isso).

Mais quero poder dar um norte para vocês quando o assunto se trata de cursos a distancia.

Não vou fazer comparativos desta vez, porque já fiz isso por aqui e infelizmente as mesmas questões que levantei de algumas entidades ainda continua da mesma maneira.

Mais falando um pouco sobre este curso em questão (SolidWorks Electrical 2D), ele é a base para o curso SolidWorks Electrical 3D.

Dentro da concepção inicial este curso ou melhor este suplemento do SolidWorks nos parece um assunto muito complexo, mesmo percepção que temos dos assuntos que envolvem Analise de Elementos Finitos (SolidWorks Simulation, Flow Simulation e SolidWorks Plastics). E a princípio é assim mesmo.

Este curso realmente mostra detalhes minuciosos sobre a criação de diagramas e layout 2D.  

Além de ser constituído por aulas em formato .PDF todas as aulas (15 aulas) contém um vídeo de qualidade muito boa (HD). 

2014-07-24 10-04-56

2014-07-24 10-08-08

Outro conteúdo que me chamou a atenção é que a cada 3 aulas existe um exercício para ser realizado e também uma avaliação onde está por sua vez deve ser enviada para a IST Sistemas para que o corpo técnico possa avaliar e lhe auxiliar nos problemas encontrados.

 Agora a questão que realmente tem que ser mostrada é que quando realmente precisamos dos mínimos detalhes temos isso nos vídeos.

Nos próximos dias estarei publicando meu feedback sobre os cursos de SolidWorks Electrical 3D, SolidWorks Simulation e SolidWorks Flow Simulation - Escoamento Interno e Externo

Agora um dos diferencias que está sendo inseridos nos cursos EaDs no Brasil é que se você adquirir um curso de SolidWorks, poderá ainda realizar o download de uma licença SolidWorks Student Edition 2013- 2014 para poder realizar todo seu curso.

É isso pessoal, logo estarei escrevendo mais alguns artigos desta sequência de feedbacks.

Até mais.

O que é impressão 3D?

Impressão 3D é o nome popular dado ao processo de manufatura aditiva. O termo impressão 3D não remete somente pela similaridade do processo de impressão comum, mas também pela facilidade de iniciar o processo com poucos cliques. De forma geral, o processo consiste na deposição de camadas por empilhamento até a finalização do modelo.

Sem título

A impressão 3D sempre se inicia através de um modelo 3D, podendo ser obtido através de um software modelador 3D (CAD 3D) ou até mesmo de um scanner 3D. Este modelo é seccionado em camadas horizontais e então se inicia o processo de impressão.

Sem título2

Como surgiu?

Ao contrário do que muitos pensam a tecnologia de impressão 3D não é nova. A tecnologia como é conhecida hoje já tem quase 30 anos. Mas o conceito de construção de objetos físicos através de camadas remonta a aplicações bastante antigas, como a construção das pirâmides egípcias.

A s raízes das tecnologias atuais de impressão 3D evoluíram a partir das áreas de Topografia e Fotoescultura. Por volta de 1890 foi criado um método para construção de mapas em relevo, com discos de cera confeccionados através dos perfis das curvas de nível.

Depois de alguns anos e aprimorando diferentes processos, foi desenvolvida a primeira impressora 3D comercial. A 3D Systems, em 1987, desenvolveu e patenteou a primeiro equipamento de estereolitografia, chamado SLA-1.

Nos anos seguintes, mais especificamente em 1991, a Stratasys inovou ao inserir no mercado uma nova tecnologia: modelagem por fusão e deposição (Fused Deposition Modeling - FDM). Em seguida, a empresa DTM introduziu a sinterização seletiva a laser (Selective Laser Sintering - SLS), processo em que o calor de um laser é utilizado para fundir metais em pó. A partir daí, novas experiências, patentes e pesquisas começaram surgir e atualmente existem inúmeras tecnologias e processos de manufatura aditiva.

No próximo artigos falaremos um pouco mais sobre os principais processos.

Até mais! 

Como aderir ao programa Beta do SolidWorks 2015

2015-sub-page-banner

Se você já tem uma conta no Custumer Portal da SolidWorks faça o seguinte:

1. Siga este link e faça o login

2. Ao fazer o login, você será direcionado para a página "Meu perfil". Clique na caixa de seleção "Notify me for Beta Programs:". Isto irá registrá-lo no programa beta e irá adicionar seu nome a notificações por email Beta.

Se você não tem uma conta no Custumer Portal da SolidWorks faça este procedimento:

1. Siga este link e clique em "Click here to create an account" em "Not a member?"

Depois de se registrar, clique em My Profile

2. E clique na caixa de seleção "Notify me for Beta Programs:". Isto irá registrá-lo no programa beta e irá adicionar seu nome a Beta notificações de e-mail

Até mais!

SolidWorks 2015 Beta - Em Breve!

2015

Olá pessoal,

Ontem (17/06) foi encaminhada pela SolidWorks um e-mail nos falando sobre o SolidWorks 2015 beta 1. Segundo nossos amigos da SolidWorks ele estará disponível no final de Junho ( esta próximo). E com ele estará disponível o download do mesmo para usuários com Subscrition Ativo. Você ainda pode ficar atento ao seu lançamento entrando no Programa “SolidWorks Beta program” pelo site: http://www.solidworks.com/beta/

Se escreva e aguarde porque nesta nova versão seu foco será:

· Melhorar a produtividade diária

· Otimizar processos de design de produtos e fluxos de trabalho

· Racionalização dos processos de produção com novas capacidades integradas

· E muito mais....

Além disso no site você poderá participar da competição para ajudar a SolidWorks a averiguar problemas com a versão beta antes do seu lançamento.

Acesse e fique atento as novas funcionalidades do SolidWorks 2015.

Até mais.

SolidWorks com erro após atualização do Kaspersky

Olá pessoal,

Hoje ao tentar iniciar o "Assistente de perfuração e o Toolbox" do SolidWorks apareceu estes erros.

Erro4

erro5

erro6

Mais depois de pesquisar bastante, descobri que isso ocorreu depois da última atualização do Kaspersky antivirus que foi lançada no última dia 09 de Abril de 2014.

Como corrigir este problema?

1.Realize uma pesquisa na pasta C:\Windows pelo arquivo chamado "System.mdb"

Você vai descobrir que este "System.mdb" foi criado ou modificadono dia 09/04/2014 e que esta com um tamanho de 0kb.

system

2.DELETE este arquivo e reinicie o PC.

3.Reinicie o SolidWorks e verifique se o Assistente de Perfuração e Toolbox estão funcionando.

Caso encerrado!

Até mais.

 

Orçamento e estimativa do custo de fabricação simplificados

 

 

O SolidWorks Costing automatiza seu processo

 
ASSISTA AO VÍDEO  
 
Compare continuamente seus projetos com as metas de custos, economize tempo e aumente a produtividade com as ferramentas de estimativa de custo SolidWorks®. Com CAD totalmente incorporado, elas permitem que você estime rapidamente os custos de fabricação de peças usinadas e de chapa metálica em tempo real, enquanto projeta.
  • Defina uma linha de base para executar rápidos cenários hipotéticos
  • Avalie os recursos do projeto e atualize automaticamente as operações de fabricação
  • Compare as alterações do projeto e veja imediatamente os impactos sobre o custo
Assista ao vídeo e veja como o SolidWorks Costing mantém seus projetos dentro do orçamento.
 
Logotipo do SW
 
 

Crie facilmente novos projetos conceituais e layouts de montagem

 

 

É simples, com as ferramentas inteligentes de esboço do SolidWorks

 
ASSISTA AO VÍDEO  
 
As ferramentas de esboço do SolidWorks® permitem que você capture rapidamente a intenção do projeto e reutilize o esboço várias vezes, evitando ter que refazer o trabalho. Os relacionamentos são criados automaticamente e os locais realçados de ponto de snap facilitam a modificação.
  • Use comentários dinâmicos para ver quais relações foram aplicadas
  • Remova relações rapidamente, realçando o símbolo e clicando em excluir
  • Acesse esboços subjacentes para fácil edição
Assista ao vídeo e veja como as ferramentas de inteligentes de esboço do SolidWorks economizam tempo e evitam ter que refazer o trabalho.
 
Logotipo do SW
 
 

Mais artigos...

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.