portal-cad

RealWorks 2015 - Ativador para Realview

Olá pessoal, voltando a rotina de trazer a vocês o que há de melhor para ajudar em nosso dia a dia.

Quero trazer para vocês o mais recente ativador para a ativação do Realview em placas não homologadas pela SolidWorks.

RealWorks

Nesta nova versão, são suportadas placas de video Intel, ATI, Nvidia e Geforce.

Para utilização, basta seguir o procedimento mostrado no vídeo abaixo.

 

download

Obs.: Esta versão é exclusiva para o SolidWorks 2015, para versões mais antigas, use o Realhack.

Até mais!

 

Entrevista: Valdir Silva o criador do site 3DVS

Olá pessoal, quando tempo né? Pois é! A vida cada vez mais corrida nos faz em alguns momentos para com o que mais gostamos de fazer. 

Mais com organização, sempre conseguiremos consiliar nossas atividades.

Neste mês de Fevereiro, tivemos um evento importante da SolidWorks, o SolidWorks World 2015. Mais como é de prache sempre cobrimos este evento e a SolidWorks jamais endereçou algo aos brasileiros. Em alguns momentos até parece que estão fazendo favores para nós. Por isso este ano não vou falar sobre este evento. Ao contrário vou trazer uma entrevista que fiz com o criador/ fundador do site de treinamentos de NX CAD, NX CAM, SolidWorks, SolidWorks Simulation e outros muitos interessantes como por exemplo o curso de Rhinoceros. 

3dvs

Apresento- lhes Valdir Silva, o criador/ Fundador do site http://www.3dvs.com.br/

ValdirSilva

1- Quem é Valdir Silva?

Profissional com dezoito anos dedicados a área de projetos e treinamentos. Possui profundos conhecimentos dos softwares Rhinoceros incluindo a tecnologia Rhinoscript, Simens NX nos ambientes de CAD e CAM, VisualMILL (CAM), Solidworks e Geomagic Studio, além de outros softwares os quais utilizou por menos tempo tais como CATIA, PowerShape, PowerMILL, MasterCAM e Machinig Strategist.

Trabalhou por um longo período com desenvolvimento de sistemas e websites usando tecnologias como ASP, PHP, Visual Basic, SQL Server, MySQL e atualmente escolheu a tecnologia .NET para seus desenvolvimentos focando no ASP.NET e C#.

Atuou em grandes empresas de treinamentos no Rio Grande do Sul das quais cita SKA, Informatize e Concept.

Pela SKA ministrou treinamentos para Altero Metais, Senai (ind. moveleira) – Santa Maria/RS, Senai (Joalheiria)  - Guaporé dentre outras.

Atuou por oito anos em projetos de maquetes de solado para calçados masculinos e femininos dentre estes podendo destacar projetos para Olympikus, Adidas, Klin e muitos projetos para a marca Steve Madden através da cia de exportação Shoe Trend.

Atualmente atua como Gerente de Projetos em uma grande empresa da área de moda no estado do Ceará, trabalhando em análises e viabilidade de ferramentas para conformação de bojo para soutien.

Em 2015 retomou seus estudos com foco total em sua formação acadêmica de Engenharia Mecânica.

2- Como nasceu o site de treinamentos 3DVS?

Valdir Silva sempre foi apaixonado pela área de treinamento, por muitos anos formou diversos profissionais através das instituições de ensino as quais trabalhou, além de diversas empresas as quais prestou consultoria. Somado a essa paixão veio a falta de material didático de boa qualidade em português para os softwares Siemens NX, Rhinoceros e Geomagic Studio, a fusão desta paixão e a carência de bons conteúdos contribuíram para o nascimento do portal 3dvs.com.br.

3- Quais os caminhos que o site pretende prosseguir?

O objetivo principal do site é seguir a linha dos softwares 3D, existem outros softwares que em breve estarão surgindo no portal mas tudo com calma para nunca perder a qualidade, todo o treinamento oferecido no portal passa por uma rigorosa avaliação do conteúdo e didática, a maior preocupação é que o aprendizado fique fácil e prazeroso para profissionais iniciantes ou até mesmo com certa expertise no assunto.

Pra este ano de 2015 o portal receberá alguns cursos fora da linha do ambiente 3D porém, é com base em dificuldades que muitos assinantes relatam ou até mesmo detectamos através de um suporte, estes softwares podem ser para gerenciar informações através de planilhas ou mesmo criar curvas 2D para um projeto 3D, em fim são softwares que mesmo sendo um grande profissional da área de 3D precisa conhecer.

4- Dentro do mercado em que vivemos, como é a procura pelos cursos do site 3DVS?

O mercado brasileiro vive já há alguns anos uma situação não muito favorável para quem está iniciando na área de projetos, até mesmo quem já possui um excelente currículo sofre com a situação financeira da maioria das empresas nos mais variados estados brasileiros. Existem estados brasileiros que mantem forte a procura por profissionais desta área, enquanto a grande maioria dos estados sofrem com os altos tributos praticados no nosso país.

A procura pelos cursos do portal 3dvs é constante, até mais do que o esperado eu diria tendo em vista que não é fácil para uma empresa manter os custos que um software como o Siemens NX traz na bagagem, são valores altos para as licenças e valores altos para o contrato de manutenção, a empresa realmente tem que ter um grande volume de projetos para um software como o NX se pagar, caso contrário não compensa o investimento.

A maior procura se dá por universitários que estão cursando ou concluindo o curso em alguma área que envolva o ambiente 3D, seja Design de Produto, Engenharia ou mesmo algum curso técnico e logicamente profissionais que almejam uma ascensão profissional e pra isso precisam investir no seu conhecimento.

5- Como os interessados podem se inscrever para ter acesso ao site?

Na página inicial do portal 3dvs tem a direita um link para baixar um vídeo institucional que fala de todo o funcionamento e características do portal, mostra inclusive o ambiente de estudo do assinante, este vídeo pode ser baixando através do endereço:

http://www.3dvs.com.br/video3dvs.zip

Para quem não quiser assistir o vídeo tem uma versão resumida que pode ser acessada no link:

http://www.3dvs.com.br/funciona.htm

Após conhecer o portal 3dvs o internauta pode realizar sua inscrição no endereço:

http://www.3dvs.com.br/join.aspx

Todos estas informações e endereços aqui citados estão na página inicial do portal 3dvs.com.br.

6- Quais os cursos que os usuários podem estar aguardando?

Para 2015 está sendo planejado uma atualização total do curso de NX Manufaturing (CAM) para a versão NX 10, é o curso completo feito apenas na versão NX 10. Atualmente o curso de NX Manufacturing veio recebendo as atualizações versões após versões do NX, este curso começou na versão NX 6.5, agora chegou a hora de uma atualização completa para ele.

Também está previsto um curso de CATIA V5 ou V6 ainda não está definido a versão, Curso de CAM com o software Visual MILL, um excelente software para CAM, o custo benefício deste software é muito interessante principalmente para usuários de Rhinoceros, Solidworks e Geomagic Studio já que o mesmo tem plug-ins que rodam dentro do ambiente destes softwares.

Além destes tem os cursos que servirão de auxílio para os profissionais, estes cursos serão de grande importância pois serão apresentados com exemplos práticos do dia-a-dia de um profissional.

Além destes quero dividir com os assinantes do portal 3dvs uma experiência que estou vivenciando e que deu início em agosto de 2014, a empresa em que trabalho está implantando diversos sistemas de trabalho, Kaizen, Lean Manufacturing, Balanced scorecard (BSC) e muitos outros, eu estou participando desta implantação e é incrível como estas ferramentas mudam e qualificam uma empresa. Todas estas experiências e treinamentos quero dividir com os meus colegas e amigos do portal 3dvs, com certeza quem acessar este conteúdo terá outra visão de o que é ser um profissional qualificado, o que é liderança, qual a diferença de um Gestor e um Líder e o que é excelência operacional.

7- Como você vê o mercado CAD/CAM/ CAE no Brasil?

CAD e CAM tem muito espaço e cada dia abrem-se novas oportunidades, eu mesmo conheço muitas empresas que em menos de dois anos fizeram investimentos grandiosos para ter um setor exclusivo de projetos e o que antes era terceirizado passa a ser exclusivo, isto traz muitos benefícios e os pequenos e médios empresários que antes não se preocupavam com isso agora são os que estão em maior ascendência.

O CAE ainda é um mercado mais focado em projetos grandiosos devido ao alto investimento que estas análises exigem mas, se formos comparar com cinco ou dez anos atrás esta tecnologia foi uma das que mais avançou no Brasil, o que antes era somente para grandes estruturas e automobilismo hoje é aplicado em peças de baixa complexidade, tudo em busca do menor erro.

8- Para finalizar, qual a mensagem que você deixa aos leitores?

Eu carrego na minha essência profissional uma frase que com certeza é conhecida de muitos, é de um escritor grego chamado Esopo.

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

Eu vivo constantemente estas palavras; através do portal 3dvs e do meu dia-a-dia profissional eu ensino e aprendo muito, seja com as dúvidas dos assinantes, seja com sugestões de conteúdo ou mesmo uma troca de informações. Eu não tenho somente assinantes no portal 3dvs, eu tenho ali colegas de profissão, pessoas em busca de conhecimento profissional, amigos do meu dia-a-dia e são pra estas pessoas que dedico parte da minha vida com muito orgulho e amor pela minha profissão, busco sempre o melhor conteúdo pra todos e o tento trabalhar o mais claro e objetivo possível.

Os assinantes e usuários do portal 3dvs.com.br sabem que podem contar comigo, se eu não tiver a resposta para um problema eu me envolvo na pesquisa deles mas o problema tem que ser solucionado e de forma inteligente.

E para aqueles que ainda não fazem parte da família 3dvs, esta é a sua oportunidade, vem comigo, vamos juntos construir um portal com muita informação de qualidade!

“Conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você!”

Sucesso a todos!

É isso ai pessoal, vamos que vamos e até quem sabe dia 15 de março. Nunca se sabe, não é!!!

E- Machine 1.1

Olá pessoal, como devem ter percebido faz algum tempo que não vos escrevo com frequência. Como todos sabem nosso dia a dia, ainda muito corrido. Novos projetos, novas situações inesperadas, nos priva de alguns hobbys importantes.

Mais voltando aos nossos artigos como de costume, hoje quero lhe apresentar um software que conheci ainda no site “Fabrica de projeto” e que por acaso estes dias o desenvolvedor do mesmo entrou em contato comigo. O software desenvolvido pelo Engº. Moacyr Angeli Júnior, para o cálculo e dimensionamento de engrenagens, cilíndricas, retas, cônicas, paralelas e helicoidais.

2014-09-08 07-54-54

Trata-se de apenas um executável (não é necessário instalar), não utiliza banco de dados (salva arquivo em formatos próprios. ecdr, .ecdh e .ecodr). Segue abaixo resumo das funcionalidades:

* Dimensiona engrenagens cilíndricas de dentes retos quanto à resistência do dente e desgaste (geometria);

* Dimensiona engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais quanto à resistência do dente e desgaste (geometria);

* Dimensiona engrenagens cônicas de dentes retos quanto à resistência do dente e desgaste (geometria);

2014-09-08 07-55-11

* Fornece duas possibilidades para o dimensionamento do par de engrenagens, uma fixando o diâmetro e aumentando a largura e outra fixando a largura e alterando-se o diâmetro), para atender aos vários casos onde o volume total do engrenamento é crítico (limitações radiais e axiais);

* Fornece relatório para fabricação do par;

* Salva os arquivos dos projetos, não sendo necessário preencher os campos novamente;

* Possui interface fácil de utilizar e tem um sistema de verificação de erros de digitação para números (ex.: tem que digitar 1.000, o programa não aceita 1,000 ou sequências aleatórias 3121654654);

* Tem uma lógica para dimensionar tanto em função da relação de transmissão final ou até mesmo redimensionar um par existente, sendo possível trabalhar na correção da relação de transmissão final por meio da alteração do número de dentes do pinhão / coroa (útil para repotencialização de redutores);

* Possui uma lógica apurada para garantir a relação de transmissão alvo, aliando à fabricação de pares de engrenagens com o menor número de dentes possível. Por exemplo, quando entra-se com o número de dentes do pinhão e a relação de transmissão, na maioria das vezes o número de dentes da coroa é fruto de um arredondamento para maior. Esse arredondamento acarreta um erro, que incidirá como uma diferença na relação de transmissão setada x relação real. Para isso, o E-Machine possui um controle deslizante que automaticamente recalcula a relação de transmissão real e fornece o erro percentual. Uma otimização pode ser feita então, selecionando o menor número de dentes possível para uma relação de transmissão com erro dentro das margens estabelecidas pelo projetista.

2014-09-08 07-55-41

Ao executar o programa, ele roda por 15 dias. Nesse período, não mude a data do sistema do Windows, pois ele tem um sistema de bloqueio caso haja tentativa de postergar o limite de utilização. 

Você ainda pode testar o programa por 15 dias como comentei anteriormente. Para isso basta fazer o download abaixo e executá- lo.

download

Quem desejar adquirir este maravilhoso software, basta entrar em "Registro" e em seguida mandar um e-mail para o desenvolvedor que ele entrará em contato o mais breve possível.

2014-09-08 07-56-28

 

Até mais!

Cursos EaDs - Feedback 1

Olá pessoal,

Quero voltar a falar sobre os cursos EaDs do Brasil, voltados a tecnologia CAD.

ead-faca-a-diferenca

 Ontem (24/07) realizei um curso sobre SolidWorks Electrical 2D da empresa IST Sistemas. Lembrando a todos que isso não se trata de ação comercial (detesto isso).

Mais quero poder dar um norte para vocês quando o assunto se trata de cursos a distancia.

Não vou fazer comparativos desta vez, porque já fiz isso por aqui e infelizmente as mesmas questões que levantei de algumas entidades ainda continua da mesma maneira.

Mais falando um pouco sobre este curso em questão (SolidWorks Electrical 2D), ele é a base para o curso SolidWorks Electrical 3D.

Dentro da concepção inicial este curso ou melhor este suplemento do SolidWorks nos parece um assunto muito complexo, mesmo percepção que temos dos assuntos que envolvem Analise de Elementos Finitos (SolidWorks Simulation, Flow Simulation e SolidWorks Plastics). E a princípio é assim mesmo.

Este curso realmente mostra detalhes minuciosos sobre a criação de diagramas e layout 2D.  

Além de ser constituído por aulas em formato .PDF todas as aulas (15 aulas) contém um vídeo de qualidade muito boa (HD). 

2014-07-24 10-04-56

2014-07-24 10-08-08

Outro conteúdo que me chamou a atenção é que a cada 3 aulas existe um exercício para ser realizado e também uma avaliação onde está por sua vez deve ser enviada para a IST Sistemas para que o corpo técnico possa avaliar e lhe auxiliar nos problemas encontrados.

 Agora a questão que realmente tem que ser mostrada é que quando realmente precisamos dos mínimos detalhes temos isso nos vídeos.

Nos próximos dias estarei publicando meu feedback sobre os cursos de SolidWorks Electrical 3D, SolidWorks Simulation e SolidWorks Flow Simulation - Escoamento Interno e Externo

Agora um dos diferencias que está sendo inseridos nos cursos EaDs no Brasil é que se você adquirir um curso de SolidWorks, poderá ainda realizar o download de uma licença SolidWorks Student Edition 2013- 2014 para poder realizar todo seu curso.

É isso pessoal, logo estarei escrevendo mais alguns artigos desta sequência de feedbacks.

Até mais.

O que é impressão 3D?

Impressão 3D é o nome popular dado ao processo de manufatura aditiva. O termo impressão 3D não remete somente pela similaridade do processo de impressão comum, mas também pela facilidade de iniciar o processo com poucos cliques. De forma geral, o processo consiste na deposição de camadas por empilhamento até a finalização do modelo.

Sem título

A impressão 3D sempre se inicia através de um modelo 3D, podendo ser obtido através de um software modelador 3D (CAD 3D) ou até mesmo de um scanner 3D. Este modelo é seccionado em camadas horizontais e então se inicia o processo de impressão.

Sem título2

Como surgiu?

Ao contrário do que muitos pensam a tecnologia de impressão 3D não é nova. A tecnologia como é conhecida hoje já tem quase 30 anos. Mas o conceito de construção de objetos físicos através de camadas remonta a aplicações bastante antigas, como a construção das pirâmides egípcias.

A s raízes das tecnologias atuais de impressão 3D evoluíram a partir das áreas de Topografia e Fotoescultura. Por volta de 1890 foi criado um método para construção de mapas em relevo, com discos de cera confeccionados através dos perfis das curvas de nível.

Depois de alguns anos e aprimorando diferentes processos, foi desenvolvida a primeira impressora 3D comercial. A 3D Systems, em 1987, desenvolveu e patenteou a primeiro equipamento de estereolitografia, chamado SLA-1.

Nos anos seguintes, mais especificamente em 1991, a Stratasys inovou ao inserir no mercado uma nova tecnologia: modelagem por fusão e deposição (Fused Deposition Modeling - FDM). Em seguida, a empresa DTM introduziu a sinterização seletiva a laser (Selective Laser Sintering - SLS), processo em que o calor de um laser é utilizado para fundir metais em pó. A partir daí, novas experiências, patentes e pesquisas começaram surgir e atualmente existem inúmeras tecnologias e processos de manufatura aditiva.

No próximo artigos falaremos um pouco mais sobre os principais processos.

Até mais! 

Como aderir ao programa Beta do SolidWorks 2015

2015-sub-page-banner

Se você já tem uma conta no Custumer Portal da SolidWorks faça o seguinte:

1. Siga este link e faça o login

2. Ao fazer o login, você será direcionado para a página "Meu perfil". Clique na caixa de seleção "Notify me for Beta Programs:". Isto irá registrá-lo no programa beta e irá adicionar seu nome a notificações por email Beta.

Se você não tem uma conta no Custumer Portal da SolidWorks faça este procedimento:

1. Siga este link e clique em "Click here to create an account" em "Not a member?"

Depois de se registrar, clique em My Profile

2. E clique na caixa de seleção "Notify me for Beta Programs:". Isto irá registrá-lo no programa beta e irá adicionar seu nome a Beta notificações de e-mail

Até mais!

SolidWorks 2015 Beta - Em Breve!

2015

Olá pessoal,

Ontem (17/06) foi encaminhada pela SolidWorks um e-mail nos falando sobre o SolidWorks 2015 beta 1. Segundo nossos amigos da SolidWorks ele estará disponível no final de Junho ( esta próximo). E com ele estará disponível o download do mesmo para usuários com Subscrition Ativo. Você ainda pode ficar atento ao seu lançamento entrando no Programa “SolidWorks Beta program” pelo site: http://www.solidworks.com/beta/

Se escreva e aguarde porque nesta nova versão seu foco será:

· Melhorar a produtividade diária

· Otimizar processos de design de produtos e fluxos de trabalho

· Racionalização dos processos de produção com novas capacidades integradas

· E muito mais....

Além disso no site você poderá participar da competição para ajudar a SolidWorks a averiguar problemas com a versão beta antes do seu lançamento.

Acesse e fique atento as novas funcionalidades do SolidWorks 2015.

Até mais.

SolidWorks com erro após atualização do Kaspersky

Olá pessoal,

Hoje ao tentar iniciar o "Assistente de perfuração e o Toolbox" do SolidWorks apareceu estes erros.

Erro4

erro5

erro6

Mais depois de pesquisar bastante, descobri que isso ocorreu depois da última atualização do Kaspersky antivirus que foi lançada no última dia 09 de Abril de 2014.

Como corrigir este problema?

1.Realize uma pesquisa na pasta C:\Windows pelo arquivo chamado "System.mdb"

Você vai descobrir que este "System.mdb" foi criado ou modificadono dia 09/04/2014 e que esta com um tamanho de 0kb.

system

2.DELETE este arquivo e reinicie o PC.

3.Reinicie o SolidWorks e verifique se o Assistente de Perfuração e Toolbox estão funcionando.

Caso encerrado!

Até mais.

 

Orçamento e estimativa do custo de fabricação simplificados

 

 

O SolidWorks Costing automatiza seu processo

 
ASSISTA AO VÍDEO  
 
Compare continuamente seus projetos com as metas de custos, economize tempo e aumente a produtividade com as ferramentas de estimativa de custo SolidWorks®. Com CAD totalmente incorporado, elas permitem que você estime rapidamente os custos de fabricação de peças usinadas e de chapa metálica em tempo real, enquanto projeta.
  • Defina uma linha de base para executar rápidos cenários hipotéticos
  • Avalie os recursos do projeto e atualize automaticamente as operações de fabricação
  • Compare as alterações do projeto e veja imediatamente os impactos sobre o custo
Assista ao vídeo e veja como o SolidWorks Costing mantém seus projetos dentro do orçamento.
 
Logotipo do SW
 
 

Mais artigos...

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.